Central de Atendimento

Fale com um de nossos especialistas:

3003 0694

Capitais e Regiões Metropolitanas*

Demais Localidades

Horário de Atendimento:
Seg à Sex das 09h às 18h

Higienização

Vamos ajudá-lo a completar a terapia com uma boa higienização:

 

Produtos Diariamente Semanal Quinzenal Mensal Trimestral
CPAP   higienização      
Máscaras   higienização      
Umidificador troca da água     higienização  
Traqueia       higienização  
Fixador (Arnês) e Queixeira       higienização  
Filtro ou Filtro Ultrafino         troca
Filtro de Espuma     higienização    

 

CPAP: passar LabSeptic ou um pano úmido sobre o equipamento semanalmente.

 

Máscaras: o ideal é lavar a almofada da máscara com água corrente e sabão neutro diariamente ou no mínimo uma vez por semana e secar a sombra. Não utilizar produtos com cheiro e álcool. Em todos os casos, para almofadas para testa, para a parte interna da máscara ou mesmo para as bordas, a troca é feita a cada ano, ou quando houver necessidade. Caso não seja trocada corretamente, dentro do prazo, geralmente a cada ano, o desgaste é natural e causa necessidade de apertar mais a tira do arnês, desgastando-o e provavelmente machucando o rosto, causando desconforto.

 

Umidificador: trocar diariamente a água (agua filtrada e fervida). Lavagem interna da câmara umdificadora: uma vez por mês colocar uma colher (chá) de vinagre para 3 colheres (sopa) de água. Deixar 10 minutos. Enxaguar com água para eliminar odor. Não usar cloro ou produto com amônia.

 

Traqueia: a limpeza é feita com limpador próprio com água e sabão neutro para higienização mensal. O limpador de traqueia é uma escova específica que limpa a traqueia sem deixar sujeira nas partes internas. Como geralmente as traqueias são de 1,80m, é importante ficar atento ao tamanho dos limpadores. O ideal é que seja de 2m, porque dependendo do tamanho do limpador, podemos passá-lo nas duas entradas mas não atingirá o meio da traqueia.

 

Fixador (Arnês) e Queixeira: a limpeza é feita com água corrente e sabão neutro uma vez por mês. Cuidado para não deixar muito tempo secando ao sol pois pode danificar o material.

 

Filtro ou Filtro Ultrafino: são usados dentro do aparelho CPAP para uma maior qualidade do ar que está sendo fornecido ao paciente, não permitindo o acúmulo de pó na parte interna do equipamento. O pó, além das chances de causarem problemas respiratórios pela propensão a fungos, podem acumular na turbina ocasionando possível dano, assim o filtro garante uma maior vida útil do equipamento. O filtro é descartável e a troca é recomendada 3 vezes por mês ou quando ocorrer o escurecimento. Cada modelo de CPAP possui um tipo de filtro que se encaixa no aparelho. É necessário observar se o filtro é próprio para seu aparelho e se é reconhecido pela ANVISA.

 

Filtro de Espuma: são usados dentro de alguns aparelhos de CPAP junto com o filtro ultrafino. Deve ser lavado em água corrente a cada 15 dias e substituído por um novo a cada 6 meses ou antes, caso esteja danificado.

 

LabSeptic: desenvolvido para limpeza e desinfecção de superfícies fixas hospitalares. Formulado com base aquosa, pH neutro, sem álcool e sem fragrância é compatível com vários materiais (alumínio, aço inox, acrílico, polietileno de alta densidade). Elimina microorganismos testados: Staphylococcus aureus, Salmonela choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa. Único produto com ação comprovada contra o vírus H1N1, registrado na ANVISA.

 

Dicas:

  • Lavar o rosto e não aplicar creme ou loção antes da colocação da máscara.
  • Usar o CPAP durante toda a noite de sono
  • Reserve para utilização um recipiente próprio para a higienização das partes do CPAP

Newsletter:

Assine nossa newsletter e receba nossas ofertas