Central de Atendimento

Fale com um de nossos especialistas:

27 3534 6250

Capitais e Regiões Metropolitanas*

27 99978 4800

Fale pelo WhatsApp

Horário de Atendimento:
Seg à Sex das 09h às 18h

Diferenças entre Aparelhos de CPAP

Explicações e diferenças entre aparelhos de CPAP

 

Podemos ajudar a escolher o seu CPAP. Como entender qual o melhor equipamento a ser usado? A escolha do aparelho vai depender das necessidades e dos resultados dos exames de cada pessoa.

 

O primeiro passo sempre é saber qual sua pressão. Para isso, é necessário o exame de polissonografia com titulação de CPAP. Além de auxiliar na escolha do CPAP, esse exame proporciona conhecer o grau de apneia. A partir dessa informação, sabemos qual é a configuração ideal para seu aparelho e qual a máscara mais indicada no seu caso.

 

Primeiro vamos entender como o aparelho funciona: o CPAP é um aparelho que envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, por meio de uma máscara, evitando a apneia do sono. A quantidade do fluxo de ar enviado é determinada pela pressão informada no exame de polissonografia.

 

Os equipamentos de pressão positiva (CPAP) apresentam diferentes funções. Uma das funções é o chamado alívio expiratório.  Esse alivio é a forma que o CPAP age quando o paciente está expirando (soltando o ar). O paciente teria que expirar muito forte para o ar ir contra o fluxo de ar enviado continuamente pelo CPAP, então o aparelho “alivia” esse fluxo enviado quando o paciente está expirando, tornando a respiração mais natural.

 

Outro diferencial é o cartão de memória para ser feita a análise da terapia. Porém, há equipamentos que contam apenas as horas de uso do aparelho e outros que gravam a terapia completa, informando se o paciente está se adaptando, se a pressão utilizada está correta, se as configurações são suficientes, ou se a máscara é a ideal, mostrando se há fuga de ar durante a noite ou não.

 

Existem 2 tipos de CPAP: os de pressão fixa e os automáticos.

 

CPAP de pressão automática: o equipamento monitora continuamente a respiração, adaptando-a a cada instante para fornecer a pressão terapêutica. Apresentam alivio expiratório e leitura completa da terapia

CPAP de pressão fixa: mantêm fixado o fluxo de ar contínuo. São divididos em dois modelos: básico e com alívio expiratório.

 

  • Básicos: não há alívio expiratório. Por isso é indicado para pressões mais baixas. Nesses aparelhos o cartão de memória grava apenas as horas de uso.
  • Com alivio expiratório: todos em alívio expiratório, mas alguns tem opção com leitura completa da terapia e outro vêm apenas com a opção dos dados das horas de uso. 

 

Na hora da escolha do seu CPAP analise os itens inclusos. Há kits promocionais que já vêm incluído a máscara e/ou o umidificador. Porém, em todos os aparelhos estão incluídos a traqueia (também conhecida como tudo), a bolsa para transporte, cabo de alimentação e filtro. 

Newsletter:

Assine nossa newsletter e receba nossas ofertas