O Que é o CPAP?

A escolha do aparelho de CPAP vai depender das necessidades e dos resultados dos exames de cada pessoa. O primeiro passo sempre é saber qual sua pressão, e para isso, é necessário o exame de polissonografia com titulação de CPAP. Além de auxiliar na escolha do equipamento, esse exame proporciona conhecer o grau de apneia. A partir dessa informação, sabemos qual é a configuração ideal para seu aparelho e qual a máscara mais indicada no seu caso.

Como o aparelho funciona

O CPAP é um aparelho que envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, por meio de uma máscara, evitando a apneia do sono. A quantidade do fluxo de ar enviado é determinada pela pressão informada no exame de polissonografia.

Funções e Diferenciais

Os equipamentos de pressão positiva (CPAP) apresentam diferentes funções. Uma delas é o chamado alívio expiratório, que é a forma como o CPAP age quando o paciente está expirando (soltando o ar). O aparelho "alivia" esse fluxo, tornando a respiração mais natural.

Outro diferencial é o cartão de memória para a análise da terapia. Há equipamentos que contam apenas as horas de uso e outros que gravam a terapia completa, informando se o paciente está se adaptando, se a pressão está correta e se há fuga de ar na máscara durante a noite.

Tipos de CPAP

Existem 2 tipos de CPAP: os de pressão fixa e os automáticos.

  • CPAP de pressão automática: O equipamento monitora continuamente a respiração, adaptando a pressão a cada instante para fornecer o necessário. Apresentam alívio expiratório e leitura completa da terapia.
  • CPAP de pressão fixa: Mantém um fluxo de ar contínuo e fixo. São divididos em modelos básicos (sem alívio expiratório) e com alívio expiratório.

Itens Inclusos

Na hora da escolha do seu CPAP, analise os itens inclusos. Há kits promocionais que já vêm com a máscara e/ou o umidificador. Porém, em todos os aparelhos estão incluídos a traqueia (tubo), a bolsa para transporte, cabo de alimentação e filtro.