Qual a Sua Máscara Ideal?
A máscara é um acessório fundamental para o uso do aparelho e escolher o modelo errado faz uma diferença enorme na adaptação da terapia. É importante saber que todas as máscaras se adaptam a todos os equipamentos de CPAP disponíveis no mercado.
A fuga de ar acontece quando a pressão de ar emitida é forte para a estrutura, quando a máscara não está ajustada corretamente ou não é apropriada para o contorno do rosto, prejudicando o tratamento. A terapia não será completa se o paciente precisar acordar para ajustar a máscara a cada fuga. Todas as máscaras vêm com uma saída exalatória (pequenos furos) para liberação de gás carbônico.
Tipos de Máscaras
As máscaras são classificadas por tipo: nasal, facial (oronasal) ou facial total.
- Nasais: Cobrem somente o nariz. Algumas, chamadas de almofadas nasais, se adaptam diretamente nas narinas. Não são indicadas para pessoas com pressões de CPAP elevadas, para que não haja risco de fuga.
- Faciais (Oronasal): Cobrem o nariz e a boca. São indicadas para pessoas com pressão de CPAP mais alta ou que não respiram bem pelo nariz.
- Facial Total: Cobre o rosto todo, indicada para quem tem alguma alteração facial que não tolera a pressão da máscara na face.
Acessórios e Componentes
É importante saber quais são os componentes de uma máscara, pois todos podem ser vendidos separadamente.
- Fixador (Arnês): Um suporte, geralmente de neoprene, que prende a máscara à cabeça.
- Queixeiras: Desenvolvida para pacientes que usam máscara nasal mas continuam respirando pela boca, dando suporte mandibular.
- Almofadas: Feitas em gel ou silicone, ficam na parte interior da máscara em contato com a pele.
- Presilhas: Fazem a ligação da máscara ao arnês (fixador).