Diferenças Entre Aparelhos de CPAP

A escolha do aparelho vai depender das necessidades e dos resultados dos exames de cada pessoa. O primeiro passo é sempre saber qual sua pressão, o que requer um exame de polissonografia com titulação de CPAP, que também proporciona conhecer o grau de apneia. A partir dessa informação, sabemos a configuração ideal para seu aparelho e qual a máscara mais indicada.

Como funciona o CPAP

O CPAP é um aparelho que envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias através de uma máscara, evitando a apneia do sono. A quantidade desse fluxo é determinada pela pressão informada no exame de polissonografia.

Funções Importantes

  • Alívio Expiratório: Quando o paciente expira, o aparelho "alivia" o fluxo de ar enviado, tornando a respiração mais natural e confortável.
  • Cartão de Memória: Alguns equipamentos apenas contam as horas de uso, enquanto outros gravam a terapia completa, informando dados sobre adaptação, pressão correta e possíveis fugas de ar na máscara.

Tipos de CPAP

Existem dois tipos principais de CPAP: os de pressão fixa e os automáticos.

  • CPAP de Pressão Automática: O equipamento monitora a respiração continuamente, ajustando a pressão quando necessário. Geralmente apresentam alívio expiratório e leitura completa da terapia.
  • CPAP de Pressão Fixa: Mantém um fluxo de ar contínuo e fixo. Podem ser básicos (sem alívio expiratório, para pressões mais baixas) ou com alívio expiratório.

Itens Inclusos

Ao escolher seu CPAP, analise os itens inclusos. Kits promocionais podem incluir máscara e/ou umidificador. Todos os aparelhos incluem traqueia (tubo), a bolsa para transporte, cabo de alimentação e filtro.