Blog

Dia Mundial do Sono

W1siziisijiwmtcvmdcvmtkvmtzfntrfndffmzizx3jvbmnvxzcwmhg0mdauanbnil0swyjwiiwidgh1bwiilcixodv4mtawiyjdxq

Inauguramos no Dia Mundial do Sono!

E hoje, 14 de março vamos fixar a importância desse tema, com o slogan “Sono restaurador, boa respiração, corpo saudável” lançado pela Associação Mundial de Medicina do Sono. O alerta visa a redução dos problemas de uma noite mal dormida, trazendo desconforto durante a noite e consequências graves durante o dia. Esse impacto é verificado tanto nas relações individuais quanto na sociedade.

E para dar apoio a essa campanha falaremos sobre nossa especialidade: SAOS - Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

Apneias são pausas respiratórias ocorridas por bloqueios físicos ao fluxo aéreo durante a noite, devido ao deslocamento posterior da mandíbula e relaxamento da musculatura da língua, impedindo a passagem do ar e tem duração de pelo menos 10 segundos. Esse problema atinge cerca de 32% da população de São Paulo.

Aumento das chances de acidentes, impotência sexual, sonolência diurna, cansaço, indisposição, humor e falta de concentração são sintomas causados pelo distúrbio do sono, e afetam desempenho e a saúde. Além de interferir no rendimento diário, a noite mal dormida pode trazer complicações cardiovasculares como hipertensão, insuficiência e arritmias cardíacas e derrames cerebrais além de diabetes.

Um dos sintomas da apneia, é o ronco, mas não é todo mundo que ronca que tem apneia. É importante o diagnóstico feito por dois exames: de polissonografia, que é o monitoramento corpo durante o sono para detecção de graus de apneia e de ritmo cardíaco, saturação de oxigênio no sangue além de outros. O segundo é o exame de titulação, que é feito depois da comprovação do diagnóstico pelo exame de polissonografia, o paciente também é monitorado, mas agora utiliza uma máscara conectada ao aparelho CPAP (Contiunous Positive Airway Pressure), que mantém o fluxo de ar contínuo pelas vias aéreas e é indicado o uso diário para o início do tratamento, que chamamos de Terapia Respiratória.

Vamos abordar mais sobre a Terapia Respiratória e seus benefícios e adaptações para que o conhecimento possa melhorar a qualidade de sono e de vida de cada paciente.

Te esperamos no próximo post!


Autor: Equipe CPAPMed - Publicado em: 09/05/2014 16:51:00

Comentários


É PRECISO ESTAR LOGADO PARA COMENTAR