Central de Atendimento

Fale com um de nossos especialistas:

3003 0694

Capitais e Regiões Metropolitanas*

27 99978 4800

Fale pelo WhatsApp

Horário de Atendimento:
Seg à Sex das 09h às 18h

Qual a sua Máscara Ideal?

Qual sua máscara ideal?

 

A máscara é um acessório fundamental para o uso do aparelho e escolher a máscara errada faz uma diferença enorme na adaptação da terapia.

 

É importante saber que todas as máscaras se adaptam a todos os equipamentos de CPAP disponíveis no mercado. O que tem que ser analisado é adaptação ao tipo de terapia que cada tipo de máscara oferece para não haver riscos de não adaptação à terapia e fugas. A fuga da máscara se dá quando a pressão de ar emitida pelo CPAP é forte para a estrutura da máscara, quando a máscara não está ajustada corretamente ou quando a máscara não é apropriada ao contorno do rosto, prejudicando o tratamento. A terapia não será completa se o paciente acordar para ajustar a máscara a cada fuga. Vale ressaltar que todas as máscaras vêm com uma saída exalatória para liberação do gás carbônico, são pequenos furos que fazem essa função.

 

As máscaras são classificadas por tipo: nasal, facial ou facial total.

 

Nasais: são as máscaras que cobrem somente o nariz. Algumas nasais, também chamadas de almofadas nasais, são apenas almofadas que se adaptam nas narinas. Algumas máscaras nasais e as almofadas nasais não são indicada para pessoas com pressões de CPAP elevadas, para que não haja o risco de fuga durante a noite.

 

Faciais (orofacial): cobrem o nariz e a boca. Há quem se adapte melhor com essas máscaras, mesmo com uma pressão de CPAP mais baixa. São indicadas para pessoas com pressão de CPAP mais alta ou pessoas que não respiram bem pelo nariz, por haver menos possibilidade de fuga. O fato de achar mais confortável, depende de cada pessoa. Por isso que a adaptação é individual.

 

Facial total: cobre o rosto todo. Indicada para quem tem alguma alteração facial, que não tolera a pressão da máscara na face.

 

Na hora da escolha é importante a observação dos itens inclusos. Todas as máscaras possuem o fixador, mas os outros acessórios nem sempre estão inclusos na venda. Porém, todos os acessórios podem ser vendidos separadamente, não precisamos trocar a máscara toda caso alguma peça quebre. É importante saber quais são:

 

  • Fixador (Arnês): geralmente feito de neoprene, é um suporte para a máscara, prendendo-a a cabeça. O formato do fixador dependerá da quantidade de pontos de ligação que haverá na máscara, ou seja, depende do tipo de máscara.
  • Queixeiras: geralmente feita com neoprene, foi desenvolvida para pacientes que usam máscara nasal, porém continuam respirando pela boca. A queixeira faz o suporte mandibular ajudando nos casos de abertura e ressecamento da boca.
  • Presilhas: fazem a ligação da máscara ao arnês. Nem todas as máscaras possuem presilhas.
  • Almofadas: geralmente feitas em gel ou silicone, ficam na parte interior da máscara, onde há um contato com a pele.
  • Almofadas de testa: há máscaras nasais ou faciais que possuem apoio de testa para melhor adaptação ao rosto. Nesse apoio, a almofada, geralmente feita em gel ou silicone, ficam na parte interior, em contato com a pele.
  • Peças giratórias: são peças encaixadas nas máscaras que ligam as máscaras à traqueia. São em formato universal, por isso adaptável à qualquer traqueia.  

 

É importante saber o tamanho da máscara ideal para seu rosto. Temos algumas réguas de medição de ajudam a esclarecer como medir. Veja na figura abaixo. 

 

Medidas Máscara Nasal

Medidas Máscara Facial (Oronasal)

 

Newsletter:

Assine nossa newsletter e receba nossas ofertas